ABC pode perder mandos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B entre ABC-RN e Palmeiras o evento desportivo tornou-se pequeno diante de novas cenas de descaso e desrespeito ao torcedor.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o ABC, clube mandante, disponibilizou número de ingressos superior ao autorizado pelo Corpo de Bombeiros.

Antes do início da partida, o grande número de torcedores em um dos acessos ao estádio Frasqueirão causou tumulto e até invasão de campo de pessoas em pânico atemorizadas com o iminente risco de esmagamento e pisoteamento.

Segundo informações de dirigentes do ABC, 16 mil ingressos foram colocados à venda, e o público presente foi de 15.636 pessoas. Entretanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão, tem capacidade máxima de 15 mil pessoas.

Destarte, o incidente causado pelo excesso de torcedores atrasou em 55 minutos a partida que foi vencida pelo clube potiguar por 3 a 2.

Dirigentes do ABC responsabilizaram a Polícia Militar sob o fundamento de que o clube havia solicitado um efetivo de 500 policiais para a segurança da partida, número pedido quando a expectativa de público supera as 12 mil pessoas. Entretanto, segundo o clube potiguar apenas 150 homens foram destacados para o jogo. A tese é reforçada sob o argumento de houve atraso na abertura dos portões em virtude de atraso dos policiais.

Apesar do alegado e ainda que as informações concedidas pelo ABC sejam verídicas, segundo o Estatuto do Torcedor a responsabilidade pela segurança dos torcedores é do clube mandante e da entidade organizadora do evento.

Ora, trata-se de evento privado e, portanto, em eventual falta de contingente de forças públicas de segurança, compete ao organizador e ao mandante providenciarem segurança privada.

No que concerne à venda de ingressos em número superior ao estabelecido pelo Corpo de Bombeiros, o Estatuto do Torcedor estabelece em seu art. 23. que perderá o mando de jogo por, no mínimo, seis meses, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, a entidade de prática desportiva detentora do mando do jogo em que: tenha sido colocado à venda número de ingressos maior do que a capacidade de público do estádio; ou tenham entrado pessoas em número maior do que a capacidade de público do estádio; ou tenham sido disponibilizados portões de acesso ao estádio em número inferior ao recomendado pela autoridade pública.

Ou seja, comprovando-se a existência de um dos fatos acima, o clube potiguar deve ser severamente punido até para que sirva de exemplo para outros clubes.

O fato é que apesar das cenas lamentáveis, podia ter sido muito pior. Em 1989, em partida válida pela semi-final da Copa da Inglaterra, uma situação semelhante resultou a morte de quase uma centena de pessoas.

Mas, este resultado menos danoso não se deu por mérito dos organizadores, mas pela sorte dos torcedores terem conseguido acessar o campo de jogo impedindo-se o esmagamento nos alambrados.

O mais triste de tudo é perceber a indiferença dos organizadores do espetáculo que, ao invés de buscarem alternativas para atender melhor ao seu torcedor, tentam empurrar responsabilidades.

Portanto, espera-se uma punição exemplar para que a partir desta partida inicie-se uma midança de paradigmas no futebol brasileiro antes que tenhamos uma grande tragédia.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso