Motivando atletas para o sucesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Provavelmente muitos treinadores em início de temporada passam pela mesma necessidade de motivarem seus jogadores para o sucesso, de criarem ambiente de estímulo adequado ao sucesso do grupo e individualmente de cada atleta.

Então, como um treinador pode promover este estímulo de maneira eficaz? Pergunta difícil não é mesmo?

Creio que na maioria das vezes em que pensarmos nisso, sim a resposta será complicada e diversificada e a partir daí devemos refletir sobre a importância de recorrer a técnicas que facilitem o trabalho dos treinadores neste sentido.

Nesta coluna mais do que motivar, quero compartilhar com vocês uma forma de estimular os atletas a seguirem rumo ao sucesso profissional. O que você acha ser melhor para estimular as pessoas: Utilizar a censura e condenação? Ou o elogio? Acredito plenamente que o elogio seja a maneira mais adequada de estímulo ao desenvolvimento, elogiando mesmo os menores progressos fará com que o atleta e qualquer pessoa na verdade continue trabalhando e melhorando cada vez mais.

O psicólogo Jess Lair certa vez comentou: “O elogio é como a luz do sol para o ardente espírito humano; sem ele, não florescemos nem crescemos. Mas, enquanto muitos de nós estão preparados para soprar contra os outros o frio vento da crítica, de algum modo relutamos a dar ao próximo o aquecedor raio de sol do elogio.”

Acredito demais nessa citação e sempre que a releio faço reflexões na minha própria vida profissional e pessoal sobre quantas vezes ou situações umas poucas palavras de elogio poderiam ter transformado minha vida até aqui; e acredito que se você também relembrar alguns momentos de sua vida talvez conseguirá encontrar momentos em que um elogio poderia ter mudado alguma situação importante.

Ao pensarmos sobre a relação dos treinadores com os atletas, as coisas não são diferentes, pois um treinador pode simplesmente anular um jovem talento com sua atitude inadequada. São comuns os relatos de atletas que comentam sobre a soberba ou arrogância de alguns treinadores, fazendo com que a capacidade de performance de alguns atletas acabe se reduzindo naturalmente e quando essa situação atinge a maioria do grupo de atletas a ausência de estimulo culmina em derrotas e resultados em campo negativamente surpreendentes para o clube.

O conteúdo de hoje trata diretamente sobre a mudança genuína nas pessoas, há uma mágica na habilidade de elogiar as pessoas através da qual conseguimos incentivá-las quanto a compreensão de suas possibilidades latentes em suas vidas. Conforme Dale Carnegie escreveu: “Com a crítica, a capacidade do ser humano declina; com o estímulo, ela floresce.”

E fecho nossa coluna desta semana com um importante princípio de influenciar as pessoas do próprio Carnegie:

“Elogie o menor progresso e elogie casa progresso. Seja sincero na sua apreciação e pródigo no seu elogio”.

E você amigo leitor, já fez um elogio hoje?

Abraços e até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso