Pau de selfie nos estádios: vilão?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A grande sensação das férias de verão no Brasil tem sido o “selfie stick”, mais conhecido como “pau de selfie”.

Assim como grandes sucessos musicais de verão como “A Festa” e “Explode Coração”, o “pau de selfie” chegou aos estádios brasileiros.

Entretanto, a utilização do “selfie stick” está proibida na grande maioria dos estádios brasileiros diante do entendimento de que poderia ser utilizado como uma arma e prejudicaria a segurança nos locais de evento esportivo.

O fundamento legal para a medida está no artigo 13-A, inciso II, do Estatuto do Torcedor que proíbe o porte de objetos suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência.

A grande questão é avaliar se o “pau de selfie” é de fato um instrumento hábil a causar violência nos estádios de futebol.

Ano após ano, a violência é presença constante no futebol brasileiro. Já tiraram dos estádios as hastes das bandeiras, a bebida alcoólica, as torcidas rivais e a violência persiste.

Na contramão do mundo, ao invés de se preocupar com o conforto dos torcedores, com melhor preparo dos agentes públicos de segurança e com a contratação segurança privada, o futebol brasileiro optou pelo caminho das proibições.

Na Inglaterra, em alguns estádios, como o do Arsenal, o “selfie stick” foi proibido não pela violência, mas, para impedir que sua utilização prejudicasse a visibilidade dos torcedores durante os jogos.

O fato é que as autoridades brasileiras ainda não perceberam que a questão da violência não se resume a momentos circunstanciais potencializados pela bebida alcoólica, por uma haste de bandeira ou pelo “pau de selfie”.

Vale dizer que o potencial de violência do “selfie stick” é o mesmo de um radinho, de suas pilhas, de um celular ou de um cinto.

A violência no futebol é um fenômeno multifacetado e que merece medidas específicas, como as adotadas pela Inglaterra na década de oitenta após a conclusão do Relatório Taylor que foi um minucioso estudo da violência no futebol inglês e apontou suas causas e soluções.

Quase trinta anos depois, a Inglaterra tem a Liga de futebol mais valiosa e mais rentável do mundo e a violência, outrora generalizado, hoje é raríssima.

Já passou da hora do futebol brasileiro se inspirar nos bons exemplos de Inglaterra, Espanha e Estados Unidos e extirpar a violência dos estádios, eis que com ou sem “pau de selfie”, infelizmente, a violência tende a permanecer.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso