Performance consistente do atleta

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pensando em situações nas quais atletas precisam seguir em busca de atingir os objetivos e metas traçadas na carreira, lembrei de quantos eventualmente não conseguem evoluir em seus desejos e me perguntei sobre as formas de contribuir para que isso não aconteça rotineiramente com os jogadores profissionais.
Na verdade, todo ser humano passa por momentos em que tudo parece planejado, na direção certa e com tudo caminhando para o melhor caminho possível para a realização dos seus mais sinceros objetivos de vida e carreira. Porém, apesar de tudo estar na direção certa, os resultados desejados não chegam conforme se planeja e como se espera. Como contribuir numa situação dessas? Complicado não é mesmo, pois podem se apresentar inúmeras variáveis no contexto e ocorrer uma demora em se ter a visão clara do que pode e merece ser ajustado.
Vou compartilhar com vocês os passos de uma ferramenta que uso no processo de coaching e que contribui efetivamente para que se tenha a noção exata sobre quais pontos estão contribuindo para a alavancagem do sucesso do atleta e quais podem eventualmente estar atrapalhando esta evolução.
São passos simples e tem origem na teoria dos campos de Kurt Lewin, psicólogo alemão-americano, já comentada em colunas anteriores aqui na Universidade do Futebol.
Os passos são os seguintes:
Passo I: Defina sua situação atual (o problema)
Passo II: Defina o seu objetivo (resultado desejado)
Passo III: Identifique todas as possíveis forças impulsionadoras
Passo IV: Identifique todas as possíveis forças contrárias
Passo V: Analise as forças se concentrando em:
a. Redução das forças contrárias de resistência
b. Fortalecimento ou adição de forças impulsionadoras e favoráveis ao processo.
Passo VI: Desenvolva um plano de ação para atender os itens acima
Essa prática tem contribuído para que muitas pessoas, atletas ou não, possam identificar claramente as forças que estão impulsionando seu objetivo desejado e aquelas que estão contrárias, uma vez conhecendo isto é possível a criação de um plano de ação valioso para que qualquer pessoa possa avançar forte e continuamente na direção dos seus objetivos, com o mínimo de interferências e com foco apurado sobre o que deve ser realmente feito para que se conquiste as metas planejadas.
E você amigo leitor, existe algo lhe atrapalhando na busca por seus objetivos?
Até a próxima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso