Centro de Inovação Pesquisa e Estatística da Universidade do Futebol, celebra 1º Ranking dos Treinadores em parceria com a ESPN Brasil, no evento Bola de Prata.

Na última segunda-feira, dia 12 de dezembro, aconteceu a 47ª edição do Prêmio ESPN Bola de Prata Sporting Bet, com uma novidade. O prêmio “Prancheta de Prata” foi entregue ao melhor treinador do Campeonato Brasileiro 2016, segundo o Ranking dos Treinadores.  O núcleo de pesquisa é responsável por realizar e promover a inovação no futebol por meio de estudos e estatísticas adequadas para a realidade dos setores envolvidos no futebol.

O papel dos treinadores, com a rápida globalização e evolução do futebol de alto rendimento no século XXI, tem se tornado mais decisivo no processo de gestão dos trabalhos técnico-táticos, comportamentais, individuais e coletivos de suas equipes. Diante deste cenário, o Ranking dos Treinadores Universidade do Futebol-ESPN, buscou promover uma análise mais realista do desempenho dos treinadores, tendo como base alguns dados concretos presentes nas súmulas, como pontos obtidos, gols marcados e sofridos, cartões amarelos e vermelhos, incluindo o treinador e a comissão técnica.

A Universidade do Futebol trabalha há mais de três anos no projeto, analisando os treinadores desde o Campeonato Brasileiro de 2013. “O Ranking dos Treinadores é uma contribuição efetiva para o desenvolvimento do nosso futebol, na medida em que representa um esforço isento para avaliar o principal profissional capaz de influenciar na qualidade do jogo que se pratica hoje no Brasil. Afinal, o treinador é o grande responsável pelos treinamentos, pela gestão eficaz do seu grupo, quem define o modelo de jogo de sua equipe e, sobretudo, o líder que procura evitar que fatores externos e internos influenciem negativamente no resultado do jogo”, destaca João Paulo S. Medina, fundador e presidente da Universidade do Futebol.