Quando as competições de futebol entram em fases decisivas, com confrontos diretos em grandes partidas disputadas, chega o momento de cada jogador estar preparado mentalmente para estes desafios em campo. Mas como isso seria viável na prática? Os atletas podem se tornar capazes de suportar as pressões destes momentos e terem a confiança adequada para acreditar em tudo que foi treinado para reproduzir em campo o esperado?
Para tentar responder estas questões, podemos estar atentos em compreender que existe uma enorme diferença entre falar sobre aquilo que se deseja fazer em campo e estar mentalmente preparado para fazê-lo. Aqui está o ponto central da reflexão desta coluna, o preparo mental.
Ele está diretamente relacionado com manter uma atitude positiva, permanecendo concentrado, persistentemente e totalmente comprometido em agir conforme as suas expectativas.
Na prática, o adequado preparo mental vai exigir um foco específico e este crescerá quando seu foco estiver concentrado em:
- Preparar-se, praticar, treinar, trabalhar, atuar e competir com concentração total e com o nível certo de intensidade;
- Adotar uma atitude positiva nos treinos, no trabalho e nas suas atuações;
- Recuperar uma atitude positiva caso você comece a ter uma atitude negativa;
- Aproveitar cada treino e cada oportunidade de melhorar seu desempenho;
- Refinar suas habilidades mentais, físicas, técnicas e táticas essenciais, necessárias para alcançar a excelência;
- Avaliar a eficácia de sua concentração na prática, no trabalho e depois de cada desempenho, assim como agir de acordo com as lições aprendidas em sua próxima oportunidade;
- Relaxar, descansar, recuperar-se e manter uma atitude positiva consigo mesmo e com os outros, nos momentos bons e nos momentos difíceis.
É importante ressaltar que um dos principais benefícios do preparo mental para o atleta é conseguir ficar concentrado em extrair o melhor do que ele tem em cada momento – seja ele de seu treinamento, de sua atuação, de sua temporada, de sua carreira ou de sua vida.
Para nos auxiliar nesse desafio de preparo mental dos atletas, algumas estratégias a seguir podem servir de ajuda para que o atleta possa se concentrar de modo positivo:
- Refletir a respeito de coisas que ele já conquistou
- Refletir sobre as coisas que ele ainda deseja aprender, melhorar ou realizar
- Refletir nos objetivos específicos que ele deseja alcançar e coloque-os no papel
- Antes de treinar ou atuar, refletir a respeito daquilo em que ele vai se concentrar para alcançar suas metas
Assim, amigo leitor, cabe a nós refletir sobre a importância de irmos além do preparo convencional dos atletas e apostar cada dia mais na expansão da capacidade mental destes para um resultado em campo cada vez mais excelente.
Até a próxima.