Promovendo a evolução no futebol

Eu tenho visto uma certa relação de bons resultados de algumas equipes, entre o tempo de comando na beira do campo e a melhor performance de resultados na prática. Então me pergunto: essa relação é efetivamente válida ou algo mais está relacionado a melhoria constante dos resultados das equipes dentro de campo?

Sobre este tema, eu particularmente acredito que uma estratégia que pode estar dando respaldo aos bons resultados das equipes que mantém seus comandantes por mais tempo, a capacidade de promover o “aprendizado contínuo” por parte dos atletas de futebol.

A busca pela excelência no futebol pode ser compreendida como um processo de autodescoberta e de ampliação dos limites em todos os sentidos, no qual cada atleta atua em novas descobertas que podem levá-lo à sua melhor concentração e ao seu melhor desempenho possível.

Relembrando citações de outras reflexões anteriores, vale muito a pena compreendermos que para se conquistar o aprendizado contínuo, se faz necessária uma concentração específica. E as habilidades do atleta em aprender continuamente crescerão quando seu foco estiver centrado em:

• Encontrar prazer naquilo que se faz bem e nos pequenos passos adiante;
  • Extrair lições relevantes de cada experiência ou desempenho;
  • Refletir acerca daquilo que se pode melhorar e de como fazer esses ajustes;
  • Agir sempre de acordo com suas lições aprendidas.

A conquista da excelência particular de cada atleta é resultado da vivência das lições que o atleta obtém de suas próprias experiências.

É uma grande verdade o fato de que os atletas de elevada performance alcancem altos níveis de excelência e cada vez melhores resultados, pelo fato de serem comprometidos com o aprendizado contínuo. Todos se preparam muito bem, se concentram bem, lidam bem com as distrações, procuram fazer constantemente avaliações rigorosas pós-atuação e procuram agir conforme as lições que aprenderam com as suas experiências. Igualmente, eles conseguem perceber suas próprias boas qualidades, ter uma percepção cada vez mais apurada de si e com isso reconhecem os pontos positivos no seu desempenho. Com isso, passam a desejar cada vez mais melhoras consideráveis no seu desempenho.

Para finalizar a coluna desta semana, complemento com algumas boas reflexões sobre o aprendizado contínuo para os atletas:

• O atleta está comprometido em aprender continuamente e em usar este aprendizado para se tornar cada vez melhor?
  • O atleta extrai lições relevantes de cada atuação e de cada experiência?
  • O atleta atua conforme essas lições todos os dias ou em todas as oportunidades, antes de sua próxima atuação?

Até a próxima!