Atenção plena no futebol

Já abordei, em colunas anteriores, a questão de ansiedade gerada nos atletas em início de competições ou em véspera de grandes disputas de copas de futebol. A ansiedade causa grandes impactos, na maioria das vezes negativos, nos atletas, mas ainda damos pouca atenção ao tema nestes momentos relevantes dentro do futebol.

Procurando aprofundar um pouco mais o debate sobre o controle emocional necessário aos atletas de futebol, trago ao amigo leitor o conceito de atenção plena que pode ser aplicado ao universo do futebol.

A atenção plena pode ser compreendida como um estilo de vida, que pode exercer influência em nossa saúde, no equilíbrio mental, no bem-estar e felicidade.  A terapia cognitiva com base na atenção plena (também conhecida pela sigla em inglês MBCT – mindfulness-based cognitive therapy), que se originou da obra de Jon Kabat-Zinn, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts.  Esta terapia tem sua eficácia comprovada cientificamente e por este motivo acabou por ser adotada como um dos tratamentos mais recomendados pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica, do Reino Unido.

Para conhecermos e podermos aplicar a atenção plena imediatamente, vou compartilhar uma técnica, dentre várias que compõem a Atenção Plena, possibilitando que membros de uma comissão técnica possam aplicar em seus atletas mais afetados pela ansiedade pontual ou generalizada, para que estes possam reagir da melhor forma nos momentos mais importantes de uma temporada. Esta técnica citada é a meditação de um minuto, descrita no livro Atenção Plena, de Mark Williams.

Meditação de um minuto

1. Sentar de forma ereta em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afastar um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha. Os pés podem repousar no chão. Fechar os olhos ou abaixar o olhar.
  2. Concentrar a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Perceber as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observar a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.
  3. Após alguns instantes, talvez a mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, trazer sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que a mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.
  4. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago, ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.
  5. Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento onde se está novamente.

Uma meditação típica consiste em concentrar toda a atenção na respiração (ver quadro “Meditação de um minuto” acima). Isso permite que você observe os pensamentos surgindo em sua mente e, pouco a pouco, pare de lutar contra eles.

Ao praticar, o atleta começará a perceber que seus pensamentos vêm e vão por si próprios, e descobre que ele não é seus pensamentos. Ele poderá observá-los enquanto aparecem de repente e enquanto desaparecem como uma bolha de sabão. Quando se dá conta disso, fica mais claro que pensamentos e sensações (mesmo os negativos) são transitórios e que todo atleta poderá ter a opção de agir com base neles ou não.

Ao observarmos essa orientação de meditação simples, eventualmente questionamos a sua eficácia como técnica de atenção plena, mas ela traz muitos benefícios se feita com frequência, conforme os descritos abaixo.

Os benefícios da meditação da atenção plena

No livro citado, Atenção Plena, obtemos a informação sobre estudos que mostram que os praticantes da técnica da meditação regulares são mais felizes e mais satisfeitos do que a média das pessoas. Esses resultados têm uma importante repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão associadas a uma vida mais longa e saudável. E isso pode igualmente melhorar a saúde geral dos atletas e seu desempenho dentro de campo.

• A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta.
  • Estudos feitos no mundo todo comprovam que a prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão.
  • A meditação é eficaz também para reduzir o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool.
  • Além disso, pesquisas indicam que a meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripe e outras doenças.

E assim, posso concluir que existem cada vez mais formas de combater a ansiedade e contribuir efetivamente com a saúde emocional dos atletas de futebol. Basta aos envolvidos, o desejo e a intenção genuína de abordar o tema de maneira clara e objetiva, trazendo assim mais benefícios e valor a saúde geral do atleta profissional.

Até a próxima!