Mudando na carreira, na prática

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito tenho escrito sobre a questão das mudanças de fases e transições da carreira esportiva, sejam elas dentro da própria carreira ou ao final desta, visando uma segunda carreira profissional. Mas hoje, vou abordar especificamente uma forma ou método para que essas mudanças sejam as mais bem-sucedidas possíveis, para os atletas. Continue a leitura e tire suas conclusões.

Então vamos lá, este método que idealizei, foi fruto de experiência própria, do resultado de muitas pesquisas sobre o tema nos trabalhos desenvolvidos por outros profissionais publicados em literatura específica e do uso destas técnicas publicadas nestas literaturas específicas sobre psicologia esportiva e desenvolvimento humano em geral. Ele versa sobre as nuances do autoconhecimento, da autocorreção, dos ciclos de evolução do desempenho e das metas como forma de balizamento das carreiras esportivas.

O desejo abaixo representa o método de forma gráfica, para podermos compreender ainda melhor a sua forma de execução.

Imagem1

Aqui, esclareço brevemente as intenções de cada etapa do método, para que possamos juntos reconhecer a contribuição de cada uma delas no processo evolutivo da carreira dos atletas.

O método, resumidamente, se inicia com uma etapa na qual o atleta se reconhece em termos de perfil comportamental, sequenciando uma etapa de ratificação de quem é realmente, com base no seu estado atual de vida e das percepções do seu autoconhecimento. Após estas duas etapas, o atleta elabora uma lista de desejos para a carreira, que serão acompanhadas de metas para serem alcançadas. Na 4ª etapa, o atleta elabora um planejamento de ações e tarefas que o possibilitarão atingir suas metas estabelecidas. Na próxima e 5ª etapa, ele executa seu planejamento e mede os avanços. Na última etapa, o atleta avalia todos os resultados obtidos e o quanto de metas concretizou para, então, iniciar um novo ciclo de desenvolvimento dentro da carreira ou rumo a nova carreira, a partir da 2ª etapa do método.

Sensível a esta questão da carreira esportiva, sempre me permiti buscar e testar técnicas e ferramentas que pudessem de alguma forma colaborar com o atleta em sua trajetória profissional. Agora, amigo leitor, se o método funciona na prática, só aqueles que o colocarem em execução poderão comprovar e tirar suas próprias conclusões. Mas eu posso lhes dizer que, este método tem grandes chances de elevar a efetividade e contribuir com o sucesso nas mudanças de carreira dos atletas profissionais.

Até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso