O Brasil da Europa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Exatamente. “Brasil da Europa”. Era assim que era conhecida a antiga seleção da Iugoslávia, país que existiu até 2003 e que começou a se desintegrar em 1991, dando origem à Sérvia, à Croácia, à Eslovênia, à Bósnia & Herzegovina, à Macedônia, ao Montenegro e ao Kosovo. A herdeira direta do palmarés esportivo ficou sendo a Sérvia. Talvez ela seja a nação mais distante – não apenas geograficamente – do Brasil entre os três oponentes na fase de grupos do Mundial, que também tem a Suíça e a Costa Rica. Entretanto, há bastante coisa em comum.

Split, 4. kolovoza 2016. - Uzvratna utakmica 3. pretkola nogometne Europske lige Hajduk - Oleksandrija. Na fotografiji poruka Torcide povodom proslave Oluje. foto HINA / Mario STRMOTIÆ / mm
A “Torcida” do Hajduk Split, cidade da antiga Iugoslávia. Foto HINA / Mario STRMOTIÆ / mm

 

Para além da alcunha supracitada, em função do estilo de jogo, o principal clube de Split (antiga Iugoslávia e atual Croácia) tem como principal torcida organizada a “Torcida”, fundada em 1950 depois de atletas iugoslavos que foram jogar a Copa do Mundo de 1950, citarem o estilo “brasileiro” de torcer. Este mesmo evento, cuja monumental construção, o Estádio Jornalista Mário Filho, influenciou a nomenclatura do principal estádio de Belgrado (capital da Sérvia): “Marakana”. Lá joga o principal clube do país, o Estrela Vermelha, campeão da Copa dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da Europa) em 1991.

marakana
O “Marakana” de Belgrado. Imagem: Divulgação

 

Petkovic é a principal referência do futebol sérvio – e mesmo da Sérvia – para os brasileiros, quer seja pela carreira dentro e fora dos gramados do país. Por aqui acumulou títulos, estabeleceu residência e foi nomeado cônsul honorário. É de impressionar como ele se adaptou ao Brasil. Leonardo, Juca, Cleo e atualmente Everton Luiz, são as grandes referências no Partizan, o outro grande clube de Belgrado.

Apesar de distantes, há muito em comum entre Brasil e Sérvia para além destes exemplos no futebol. As oportunidades de comunicar este jogo da Copa da Rússia e potencializá-lo, a fim de atrair mais interesse dos torcedores, para além do jogo, imensas. Que bom que a Copa do Mundo dá esta oportunidade. Portanto, é chance única na construção da marca-país (dos dois), com o futebol sendo instrumento para isso, uma vez que a seleção do futebol daqui é um dos principais produtos e grande embaixador do país.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso