O hino do Brasil no futebol

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos podem achar este não ser tema tão importante, entretanto, é pelo fato de fazer parte de um produto do esporte, que é o jogo de futebol profissional. Um produto que é colocado no mercado e à disposição de consumidores que podem ou não adquiri-los. Falo da execução do Hino Nacional Brasileiro antes das partidas.
Este texto tem como origem uma tarde de domingo vendo jogo de futebol americano. Especificamente o cerimonial e protocolo em torno do hino dos Estados Unidos da América. Ora, a modalidade é uma das que simbolicamente mais representam o estilo de vida norte-americano e, mesmo com a presença de militares nestas cerimônias pré-jogos, o culto aos símbolos nacionais não é diretamente associado às forças armadas ou a um período em que elas governaram um país. Não é preciso ser perito em história estadunidense, mas o trabalho que fazem em torno da sua bandeira, hino e selo resgatam valores e propósitos daquele lugar, conhecidos e divulgados desde a sua fundação. Por mais que possam não cumpri-lo (ausência dos direitos civis nos anos 1960, por exemplo), existem e acredita-se nisso. Com isso, surge o respeito aos símbolos e ele se solidifica com o tempo.
Não é o que acontece no Brasil. Pode ser que um dia mude, mas vai levar tempo. O cenário da construção e valorização dos símbolos pátrios foi bastante diferente. Somado a isso, o caos político, social e administrativo, além da crise de valores em que vive o país. A exclusão dos menos favorecidos e o constante desrespeito ao cidadão, quer seja através da corrupção (quer seja dos governantes ou do cotidiano) ou das filas nos postos de saúde, são capazes de desintegrar a sociedade. A prazo, é possível o indivíduo se afastar da crença em uma ideia de nação. Como consequência, a falta do costume em cantar o hino nacional e o uso da bandeira como fim político.

Imagem: Divulgação

 
Desta maneira, o hino do Brasil é colocado antes dos jogos para que o público cante, celebre. Mas não é o que acontece. Salvo raríssimas exceções. Isso serve nos jogos das seleções brasileiras, serve sim. Se os símbolos nacionais tivessem um quarto elemento, ele certamente seria a camisa amarela. Cantar o hino não representa mais civismo ou faz alguém ser mais patriota. No futebol americano, poucos cantavam o hino. Os que cantavam, murmuravam. No entanto, todos respeitavam.
Com tudo isso, não vai ser o gesto de cantar o hino do Brasil antes dos jogos de futebol, fazer com que haja uma popularização da sua canção e letra. Isso vai acontecer a partir do momento em que os direitos e deveres de todos os cidadãos sejam compartilhados, respeitados e cumpridos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso