Poluição visual

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O cenário não é favorável, sem sombra de dúvidas. Qualquer patrocínio é bem-vindo e em nome destes recursos financeiros, as marcas aparecem nos lugares mais diversos: na frente, nas costas, nas mangas, nos ombros, na frente mais em cima…nas axilas! O escudo do clube fica imperceptível e às vezes até mesmo a cor do uniforme inidentificável, em função de dezenas de patrocinadores, apoiadores ou simples anunciantes.
Conseguir patrocínio não é tarefa das mais fáceis, sem dúvida. Décadas de má gestão fizeram com que a administração do futebol no Brasil gerasse desconfiança por parte da iniciativa privada. Isso somado a um cenário econômico nem sempre favorável, torna a conquista de uma empresa parceira ser celebrada sob o título de “salvadora da pátria”. Muitas vezes.
Não é este o caminho. Existem inúmeras opções de expor a marca de um patrocinador nas propriedades do clube (uniforme, placas de publicidade, estádio, redes sociais e conteúdo de mídia). E tudo isso é construído com base em um plano de comunicação dentro do planejamento estratégico cujas ações tem base na missão, visão e valores da instituição, tudo isso elaborado e executado por uma equipe de gestores do esporte.
Tudo isso em nome da preservação e valorização de dois dos elementos mais importantes para um clube: seu distintivo e uniforme. É o que o dinheiro não compra. Os elementos através dos quais a instituição será reconhecida Brasil adentro e mundo afora, facilmente de serem identificados. Simbolicamente, um escudo especialmente preservado na camisa e em escala maior que os patrocinadores, significa a instituição está acima dos interesses comerciais e financeiros. Sem falar que visualmente é bem mais agradável.

Camisa do Santos Laguna/MEX da temporada 2010/2011, repleta de patrocinadores. Imagem: Divulgação

 
Com tudo isso, é inegável que os patrocinadores são importantes e peças fundamentais para o sucesso de um clube de futebol. Para uma potencialização da exposição das suas marcas e valorização da instituição esportiva, é preciso planejamento de comunicação, haja vista as infindáveis formas de veiculação dos produtos do clube (jogos, treinos, plantel, estádio, história), para além da televisão.

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