Campeonato brasileiro série b 2020, a distância percorrida por cada equipe interfere no resultado?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Crédito imagem – Site oficial do Cuiabá E.C

Imagine que na Série B, todos os voos fossem fretados e diretos, e que todas as cidades teriam aeroportos para receber as equipes. Sabemos que isso não está nem próximo da realidade. Porém, como seria se assim o fosse?

Para calcular a distância entre as cidades foi utilizado o site pt.distance.to, os dados foram armazenados em um arquivo Excel e posteriormente analisados, e gerados gráficos no RStudio. As viagens seguem o calendário da competição.

Na tabela acima, temos os dados coletados, os nomes das equipes, a quantidade de pontos que fez na competição, a distância teórica e a região. Tivemos o Oeste – SP como a equipe que menos precisou se expor à viagens, e o Sampaio Corrêa – MA como a equipe que mais se deslocou para disputar os jogos.

Somadas as distâncias teóricas percorridas pelas equipes do nordeste, temos 333.812,50 km percorridos, com uma média de 55.635,41. Comparando com as equipes do sudeste, estas percorreriam no total 176.223,50 km, com uma média de 29.370,58.

Na imagem a seguir, temos uma distribuição por pontos e distância.

É possível perceber que as equipes do nordeste percorreram em teoria, maiores distâncias que as equipes de outras regiões. Quando foi realizado o teste de correlação de Pearson, o resultado foi de 0.06 positivo.

Sabe-se que o futebol é um esporte que envolve 4 esferas (tática, técnica, psicológica, preparação física) que só fazem sentido quando juntas, se uma equipe viaja bem mais que outras, ela tende a descansar menos, a ter um processo de recuperação mais lento, e estar menos preparada para os jogos seguintes.

Esse estudo é baseado em uma atividade imaginativa, sabemos que a realidade é bem diferente, equipes percorrem distâncias bem mais longas que essas, pois nem todos os voos são diretos, escalas, atrasos, viagens de ônibus, são frequentes no dia-a-dia de uma equipe profissional. E as equipes com toda certeza percorreram distância bem superiores às apresentadas.

A imagem acima apresenta a equipe campeã e vice, e a equipe que percorreu maiores distâncias na competição. Após, todo o já exposto, é necessário fazer uma reflexão sobre a logística da competição, tomemos a equipe do Sampaio Corrêa como exemplo:

A equipe fez uma partida de “ping pong”, indo e voltando de São Luís para disputar jogos no Sul. Aproveitar melhor longas viagens deveriam ser o foco da organização da competição, tornando-a menos desgastante para equipes mais distantes do centro da competição (Eixo Sul-Sudeste).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso