A importância do arremesso lateral

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A jogada realizada pela equipe do São Paulo na quinta-feira dia 03/12/2020, que originou o segundo gol da vitória contra o Goiás, em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasielrio viralizou nas redes sociais, uma jogada ensaiada e treinada que resultou no gol do Brenner.

A jogada se inicia de um arremesso lateral, que aliás é o momento de bola parada que mais acontece no jogo.

Qual a importância que você dá para o arremesso lateral nos treinos que realiza?

Há detalhes no arremesso lateral que são pouco explorados e discutidos em relação a esse momento. Sendo um momento peculiar por conta da bola partir da mão do jogador que realiza a cobrança, sendo o resto do jogo praticado com os pés.

O arremesso lateral deve ser colocado em disputa ou para controle?

Em 2016, o lateral arremessado na área foi uma jogada muito importante para o Palmeiras, ajudando também na conquista do Campeonato Brasileiro. Uma jogada onde a equipe arremessava o lateral na área e os jogadores estavam sempre prontos e ajustados para a disputa de primeira e segunda bola.

No Brasileirão 2019 a equipe comandada por Jorge Jesus tinha uma jogada de arremesso lateral na área que resultou em dois gols no Castelão, contra Ceará e Fortaleza. Onde os ajustes eram para primeira bola ser ajeitada para o meio da área onde haviam jogadores para a segunda bola finalizar.

Como colocar o lateral em controle do time de posse?

Um detalhe, que é falado no vídeo do treinamento do São Paulo, é o Diniz pedindo para que a bola seja jogada em direção ao pé do atleta que irá receber. Acredito que isso seja um ponto muito importante para se pensar no lateral, a bola no pé facilita o controle do jogador e faz com que dê continuidade da jogada.

Outro ponto a se pensar é que o jogador que cobra o arremesso lateral, após o arremesso é um jogador livre, que pode ser apoio a continuidade da jogada.

A equipe do Liverpool tem um treinador específico para Arremessos Laterais, se chama Thomas Gronnemark, a equipe inglesa teve uma melhora em seu desempenho desde que o dinamarquês chegou a equipe na temporada 2018/19.

“Como jogador de futebol, é muito importante que você possa arremessar a bola com precisão, encontrando espaços por todo o campo. Eu trabalho com cerca de 20 princípios diferentes para efetuar as cobranças, e os jogadores podem encontrar outras diversas variações” (Thomas Gronnemark)

Quais outros detalhes você pensa ser importante para essa bola parada no jogo?

A mobilidade, desmarques e troca de posição acredito que seja muito importante para esse momento, fazendo com que se criem jogadas e espaços a partir do arremesso lateral. É possível colocar movimentos de bloqueio, como é feito no basquete, para que os jogadores saiam livres e possam controlar a bola para dar continuidade à jogada. Outra maneira de se arremessar a bola é no espaço – chão, para que o jogador consiga dominar a bola em movimento – para frente ou para trás.

Outro ponto que é importante ser refletido é sobre como colocar arremessos laterais nos treinamentos. Será que é necessário colocar os arremessos apenas nos jogos grandes? É possível criar treinos de rondo onde a bola se inicia em um arremesso lateral? Ou utilizá-los em trabalhos específicos com cabeceio também?

Quais outras formas possíveis de se treinar o arremesso lateral?

É importante se pensar na técnica específica de arremesso, onde movimentos de quadril podem ajudar a ganhar força e potência no arremesso. Outro ponto que acredito ser importante é o engano de quem está arremessando, movimentos rápidos de braço e perna para enganar e jogar para outro lugar a bola facilitam a continuidade da jogada.

Há outras técnicas importantes para esse arremesso?

Há várias formas de se utilizar e melhorar o arremesso lateral de sua equipe, um momento pouco valorizado mas necessário ser pensado e refletido. Terminamos esse texto com uma frase dita por Thomas Gronnemarck que auxilia na reflexão sobre o arremesso lateral: “Muitas das melhores equipes do mundo estão apenas arremessando a bola e não conseguindo mantê-la. Mas claro, por não saberem ainda o que melhorar, no que trabalhar, quais as melhores soluções”.

Pense e analise o jogo e coloque em prática.

REFERÊNCIA:

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2020/06/liverpool-tem-ate-tecnico-de-arremesso-lateral-em-campanha-historica.shtml (Frases Thomas Gronnemarck)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso