A importância da avaliação inicial para o planejamento no futebol de formação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Avaliação Inicial é a fase mais embrionária da temporada. Este momento tem especial importância no momento do início de um novo trabalho, e quando um grupo recebe novos elementos, quer venham de outra categoria ou de outro clube. Principalmente quando tratamos de categorias de base, onde ainda existem grandes diferenças de nível de jogo entre os jogadores e também grandes alterações do ponto de vista maturacional.

A Avaliação Inicial tem como principal objetivo compreender o que os jogadores conseguem executar e o seu entendimento do jogo.

Neste momento da temporada, o mais recomendado são tarefas e exercícios com menor complexidade, onde o foco está em evidenciar aspectos individuais de relação com a bola e comportamentos do jogo de forma mais isolada, além de realizar “jogos livres/formal” de acordo com a quantidade de alunos disponíveis. Este é também um momento em que, em maior proporção em relação ao que acontece na maior parte da temporada, o que se procura são sinais dos jogadores para o treinador, em detrimento de grandes instruções do treinador para os jogadores.


Como referido anteriormente, este é um momento em que o treinador observa o que os jogadores já sabem fazer, não é propriamente um momento aquisitivo (ainda que inevitavelmente os jogadores poderão evoluir). Como tal, quem tem de nos dar informações são os jogadores.

Observamos a realização dos exercícios, vamos orientando, mas se constatamos uma sucessão de erros com a mesma origem e o erro persiste mesmo depois da intervenção, isto é um alerta.

Está ali identificada uma falha que é preciso trabalhar. Depois de reunir todas essas informações, temos vários pontos de partida para começar a delinear o planejamento segundo as necessidades dos jogadores.

O treinador não deveria instruir os jogadores sem saber as suas carências/necessidades assim como um médico não pode medicar um paciente sem saber do que este sofre, primeiro o médico tem de proceder a alguns exames iniciais para, depois de ter toda essa informação reunida, prescrever a medicação necessária para o seu tratamento.

E você, como inicia os trabalhos com um novo jogador/time?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso