O que faz de uma competição esportiva um produto valorizado? A competitividade em jogo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Rafael Castellani e Lucas Alecrim

O título que trouxemos para esse texto não reflete, de fato, nosso maior interesse com as discussões e reflexões que pretendemos trazer. Afinal, nosso intuito maior não é saber ou discutir se o que faz de uma competição esportiva ser mais valorizada é a qualidade do gramado, a audiência (e, consequentemente, o que gera de direitos de transmissão), o “match day”, o número de torcedores nos estádios, o quanto ela gera de receitas aos clubes, patrocinadores e emissoras de televisão, dentre outros aspectos que, certamente, são muito importantes para fazer desta competição um produto valorizado. Nosso objetivo, é analisar um dos critérios que também nos ajuda a responder a essa questão, entretanto, que tem mais relação com os clubes/equipes e torcedores/espectadores do que com os “players” mais relacionados ao mercado: a competitividade entre as equipes.

Quão competitivo foi o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino, o Brasileirão 2023, em relação às principais competições do futebol europeu? Não há como discordar que, como produto, Bundesliga (Alemanha), La liga (Espanha), Premier League (Inglaterra), Serie A Tim (Itália) e Ligue 1 (França), estão muito à frente do Campeonato Brasileiro. No entanto, do ponto de vista da competitividade, nenhuma das competições citadas teve, ao menos nesta última temporada (nosso foco de análise), a quantidade de equipes disputando o título, buscando acesso às competições internacionais e lutando pela permanência na série principal, tal qual que vimos no Campeonato Brasileiro em 2023.

Nenhuma das grandes competições do futebol (as “big five” da Europa) europeu chegou às duas rodadas finais com CINCO equipes disputando o título. Nenhuma chegou à última rodada com três equipes “fugindo” da zona de rebaixamento. Longe disso!

E a competitividade¹ que estamos buscando valorizar neste texto não se restringe às chances de título. Afinal, em nenhuma dessas competições nomeadas de “Big Five”, tantos clubes “lutavam”/disputavam nas duas últimas rodadas para não serem rebaixados à série inferior. SEIS equipes ainda tinham chances reais de ficarem com as duas últimas vagas de clubes rebaixados na penúltima rodada. Na última rodada, tendo 3 clubes já matematicamente rebaixados, outros três clubes ainda tentavam garantir a permanência na série A.

¹ Apesar de não ser nosso foco para este texto, poderíamos também valorizar a competitividade do Brasileirão 2023 a partir do equilíbrio entre as equipes nas partidas. Ter equipes campeãs do Campeonato Brasileiro lutando para não serem rebaixadas. O campeão Palmeiras, inclusive, perdeu pontos para equipes da “zona de baixo” da tabela.

O gráfico abaixo nos ajuda a visualizar esses dados e entender esse cenário que faz do Campeonato Brasileiro de 2023 o mais competitivo mundialmente na atual temporada.

Ao pensarmos em título, as únicas competições que mantinham até a penúltima rodada uma incerteza quanto à equipe que seria campeã foram a alemã e a inglesa. Na Bundesliga (Alemanha), o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique travaram, como de costume, uma “batalha” recorrente pelo título. Esse duelo só foi finalizado na última rodada, na qual o time de Dortmund não aproveitou a chance jogando em casa contra o Mainz e permitiu que o Bayern de Munique sagrasse campeão e continuasse com sua hegemonia de onze anos em território germânico.

Já naquele que é considerado por grande parte dos especialistas o melhor campeonato de futebol do mundo, a Premier League, Arsenal e Manchester City duelaram acirradamente até a 37a rodada, na qual o time de Pep Guardiola garantiu o título da temporada 2022/23 ao vencer o clássico conta a equipe do Chelsea.

Mesmo o time inglês fazendo do último jogo da competição nacional de forma festiva, nas outras competições exemplificadas, os campeões já realizavam suas comemorações nas rodadas com maior antecedência: Barcelona – La Liga (Espanha), Napoli – Serie A Tim (Itália) e PSG – Ligue 1 (França). Para quem tem o hábito de acompanhar os principais campeonatos europeus, sabe que a última temporada do futebol europeu não fugiu muito do usual. Apenas na Itália que houve o time do Napoli regressando ao topo após mais de 20 anos.

Por sua vez, a competição brasileira tinha, com chances de títulos ao início da penúltima rodada, Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio e a equipe que por mais rodadas esteve na liderança, chegando a abrir 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Botafogo. Na última rodada, no entanto, ao empatar em casa com a equipe do Cruzeiro, restou ao Botafogo disputar com o Grêmio, em partida contra o Internacional, a última vaga de acesso direto à Libertadores da América.

Quem diria que o clube que possuía 13 pontos de vantagem para o segundo colocado iria sequer brigar pelo título na última rodada e ter que “se contentar” em ficar com a vaga indireta para a Taça Libertadores? Esse é o futebol. E é justamente por ser um jogo², e consequentemente imprevisível, que é tão apaixonante.

² João Batista Freire e Rafael Castellani, um dos autores deste escrito, publicaram texto recentemente sobre esse assunto, intitulado “Os falsos profetas no futebol”. Texto disponível em: https://universidadedofutebol.com.br/2023/11/22/os-falsos-profetas-do-futebol/

Na parte de baixo da tabela, o gráfico acima nos mostra que na penúltima rodada das competições exemplificadas, muitas equipes já estavam matematicamente destinadas às séries inferiores de suas respectivas competições. Por exemplo, no Brasileirão 2023, mesmo tendo três times já rebaixados antes da última rodada, três equipes disputaram seu último jogo do campeonato perspectivando não ocupar essa última vaga em aberto. Em relação aos “big five”, a exceção é a La Liga (Espanha) que, mesmo tendo duas equipes já rebaixadas ao término da penúltima rodada (Espanyol e Elche), seis equipes tiveram chances verdadeiras de irem para a divisão inferior do torneio: Valladolid, Celta de Vigo, Almería, Getafe, Valencia e Cádiz.

A competitividade do Brasileirão 2023 foi tamanha que, se não bastasse a inesperada perda do título por parte da equipe do Botafogo que chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o segundo colocado na virada do turno, ainda corria na última rodada o risco de ficar fora da “zona direta de libertadores”, algo concretizado ao seu término, afinal, disputava com o Grêmio a última vaga de acesso direto à próxima edição da competição sul-americana.

Esperamos que a próxima temporada do Campeonato Brasileiro possa ser tão competitiva quanto a de 2023, sem deixar de continuar evoluindo para que se torne, também, um produto melhor para clubes, patrocinadores e investidores e, principalmente, outro grande desafio, mais assegurado como direito de acesso ao esporte e lazer para os torcedores, independente da classe social.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso