Dando sequência ao tema da semana passada, cabe avançar sobre os aspectos relacionados aos investimentos no esporte e as inúmeras oportunidades inerentes a estes, contemplando diferentes tamanhos de bolso.
Um erro muito comum é olhar para os grandes números, especialmente aqueles relacionados aos clubes mais tradicionais do futebol, e acreditar que a dinâmica da indústria do esporte se repete em uma escala linear e simétrica.
Acreditar, ainda, que só existe oportunidades de bons investimentos lá na ponta da pirâmide, onde estão as maiores atenções da mídia e do grande público.
Na realidade, estamos diante de produtos e mercados de nicho, seja por uma penetração mais regionalizada – em que se é possível desde a atração de patrocinadores locais ou mesmo de comercialização de conteúdo para a região de abrangência da equipe –, seja pelas características que diferentes formas de prática ou organizações possuem perante seu público consumidor.
O segredo, no final das contas, é entender exatamente os objetivos de comunicação das marcas, encontrando sinergias com as propriedades esportivas e que complemente, de maneira coesa, com as demais plataformas de comunicação da organização. Há, certamente, muita coisa por ser feita…