Síndrome do excesso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Relatei um pouco no último texto o quanto percebo e observo o futebol jogado aqui no Brasil, tanto pela minha obrigação profissional, como pela minha pesquisa e estudo. A sensação que me passa é de que às vezes (para não falar na maioria das vezes) não se sabe muito bem o que se fazer no jogo, com e sem bola. Uma das desculpas plausíveis é a criatividade, ou a intenção de se dar mais oportunidades para expressar a “criatividade do brasileiro” durante o jogo de futebol. A velha “desculpa” de não engessar ou mecanizar o jogador de futebol brasileiro (um assunto para outro texto).

Na falta de saber o que se deve fazer, faz-se qualquer coisa. Na dúvida, corre! Escuta-se muito por ai. Ao “fazer qualquer coisa” pelo menos se tem a desculpa de que “fez alguma coisa”, e não ficou parado esperando e/ou olhando as coisas acontecerem. Claro que o “certo” é relativo, depende de muitos fatos para quem está jogando e para aquele que gerencia quem está jogando. Mas fico com a impressão, quando observo alguns jogos, que muitos atletas preferem fazer qualquer coisa do que pensar, do que se predispor a fazer o “certo” para aquele momento, para a equipe e para o jogador.

Será esse um pensamento correto ou mais uma daquelas ideias vivas há muitos anos e não sabemos por quê? Errar por excesso, nem sempre é a melhor opção, principalmente quando se fala de jogo de futebol. E, esse paradigma do futebol brasileiro ainda se encontra muito enraizado na cultura de jogo da maioria dos jogadores e treinadores.

Esta caracterização que faço das atitudes durante o jogo de futebol, nos leva a pensar na famosa “vertigem da pressa”. Uma síndrome (da sociedade humana) que afeta os jogadores em campo a fazerem tudo de forma apressada e acelerada. Sempre em excesso, corre-se demais, pressiona-se demais (inevitavelmente de forma descompactada), grita-se demais, cobra-se demais, etc. O que contraria o futebol de qualidade, onde há pressupostos conceituais que te exigem a ler o jogo e saber exatamente o que se vai fazer. Nos quais é decisivo correr e parar, acelerar e travar, antecipar e esperar, fundamentos essenciais para um futebol de alto nível.

Aliás, a melhor posse de bola é aquela que sabe mudar o ritmo da bola, saber transitar na própria posse. Um tempo ideal para melhor atacar, para melhor transitar entre posse apoiada-ataque rápido e ataque rápido-apioada. Acredito que tal como é impossível ler com pressa um bom livro, é impossível ler um jogo em alta velocidade. O jogador precisa aprender saber pensar o jogo e tentar, com isso, controlar o impulso de querer atacar sempre.

Quase um futebol de impacientes. Onde o planejamento não tem espaço, muito em virtude desse desespero da pressa em fazer e na pressa em remediar. Sempre será melhor previnir do que remediar. E a melhor prevenção de todas, sempre será o treino. E quando falo de treino, quero dizer treinos, muitos treinos. Como sabemos, somos animais de hábitos e precisamos estar habituados a sempre jogar de determinada maneira, se quisermos alcançar a excelência nessa determinada maneira de jogar.

Esse pensamento passa muito pelo treino, e de como nos importamos com um treino elaborado e devidamente pré-estruturado. Estruturado de uma forma intencional, sabendo onde se quer chegar e o que alcançar com cada exercício, com cada treino. Precisamos saber criar o treino com antecedência e de forma deliberada. Já tive a experiência de trabalhar e observar alguns treinadores que tinham por costume elaborar a sessão de treinamento minutos antes do início do treino, ou deixar esta tarefa para o seu auxiliar e/ou preparador físico. E, geralmente, acaba não sendo uma experiência muito agradável. Contra censo maior é quando o treinador cobra determinados comportamentos coletivos e individuais que não foram treinados, por vezes, minimamente orientados.

Às vezes, penso que a cada evolução que conseguimos no futebol brasileiro, sempre nos deparamos em segregar mais as áreas de conhecimento. Continuamos separando o corpo da mente. Parece que estamos tendendo a formar cada vez mais jogadores atléticos do que jogadores pensantes, com um instinto dominante que faz correr desenfreadamente quando tem a bola, ou se desfazer dela de qualquer forma sem nenhum critério coletivo ou circunstancial.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso