Entre o Direito e a Copa do Mundo

Bem-vindos ao mês da Copa do Mundo aqui no “Entre o Direito e o Esporte”. Esse mês é aquele que todo mundo espera. Esse mês é aquele que o nosso país para. Nesse junho começa a Copa do Mundo FIFA®de 2018 na Rússia. E como era de se esperar, junho aqui na nossacoluna da Universidade do Futebol vai ser sobre essa festa do futebol como globalização, como cultura, e como negócio.
Como todo começo de mês, já vou adiantar as nossas próximas quatro semanas aqui e depois dar uma “resuminho” do que a gente vai ver entre o Direito e a Copa do Mundo.
Nessa próxima semana a gente vai conversar sobre as “regras do jogo” antes que o jogo comece. Depois vamos dar uma olhada no regulamento da Copa do Mundo (pois é). Daí na quarta semana vamos ver o regulamento de marketing e de mídia da FIFA para o seu maior evento. E fechamos o mês falando sobre as regras do torcedor nos estádios da Rússia.
Bora lá?
Imagina que você voltou para o seu tempo de escola. Imagina que lá você vai começar uma prova. Imagina que no comecinho dessa prova tem uma série de “regrinhas” que falam o que você pode ou não pode fazer durante a prova. O regulamento sobre as regras do jogo é a mesma coisa e serve para a Copa do Mundo.
Afinal, como todo jogo, o futebol precisa de regras para ser “jogável” dentro das quatro linhas – e essa é a regra geral mais geral que tem até. Agora, as regras são sempre as mesmas? Não necessariamente! E é justamente isso que vamos ver semana que vem, o que mudou para essa Copa do Mundo – e vou te falar, só com o tal do VAR já mudou muita coisa!
Agora imagina que antes de você chegar na sala para a sua prova você foi parado no corredor pelo diretor. Imagina que você tinha levado seu cachorro com você para a escola – sem querer, já que ele te seguiu e você nem percebeu. E imagina que ninguém pode levar cachorro lá. Essa é uma regra que não é sobre a prova só que acaba dando as caras no dia dessa prova.
O Regulamento da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia é bem isso! É a regra geral para o jogo que não acontece em campo. Esse regulamento faz com que o jogo dentro de campo possa acontecer porque tudo fora de campo está em ordem. E é isso que a gente vai conversar na terceira semana de junho!
A prova começou, você está respondendo as questões, e de repente um flash. Sim, o seu professor estava gravando a sua sala fazendo a prova. E pode? É essa a pergunta que o Regulamento sobre Mídia e Marketing responde.
A Copa do Mundo é o maior evento de futebol, cada um de nós quer assistir e ficar de olho em tudo o que acontece. A Copa do Mundo vende desde pacote de televisão até pacote de férias, e deixa alguém da Islândia perto de alguém do Egito. A Copa do mundo tem seu valor para quem quer chamar a atenção. E para chamar a atenção com “a competição da FIFA”tem que seguir regras, e é isso que vamos ver na quarta semana desse mês!
Depois de todo o caos que foi fazer com o que seu professor parasse de gravar a prova, o jogo continuou. A sala continuou fazendo a prova. E você continuou com uma pulga atrás da orelha. Parecia que ainda tinha alguma coisa estranha ali. E, ahá, tinha mesmo! Os seuspais estavam lá, e tinham levado os seus cadernos e rojões para festejar a sua nota. E pode isso?
É essa a pergunta que o Código de Conduta nos Estádios da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia responde! Lá vai ter um pouco de tudo sobre o que o torcedor pode ou não pode fazer dentro das arenas russas. E, acredite, para alguns vai fazer até mais sentido ter seuspais assistindo você fazer a sua prova! E é assim que vamos fechar o mês de junho aqui na nossacoluna.
Como a gente já tem conversado desde dezembro, entre o direito e o esporte a gente acha um monte de regras que dão as caras no nosso dia a dia como torcedor, como atleta, e como alguém que trabalha com o esporte. E na Copa do Mundo não é diferente!
Por hoje é isso, eu fico por aqui e nos vemos na próxima sexta-feira para conversar sobre as regras do jogo dessa próxima Copa do Mundo aqui no “Entre o Direito e o Esporte”. Combinado? Deixo meu convite para falarem comigo por aqui, pelo meu LinkedIn ou pelo meu Twitter. Bom final de semana para vocês, e até a próxima!