A importância do goleiro na transição ofensiva e defensiva

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
O futebol é um jogo desportivo coletivo no qual a sua dinâmica resulta da competição entre duas equipes pela conquista da posse da bola, com o objetivo de introduzir a bola o maior número de vezes possível na baliza adversária e evitar que esta entre na sua própria baliza (Castelo,2009).
Transição é sinônimo de passagem, transferência. Quando o goleiro recupera a posse da bola, sendo ela vinda de um cruzamento, finalização ou cobertura defensiva. O atleta inicia a construção ofensiva da equipe, o goleiro será responsável por esse momento no jogo, seja com uma saída rápida, média ou lenta.
O momento da equipe dentro do jogo será fundamental para que o atleta tome essa decisão dentro da partida. A leitura de jogo e a tomada de decisão são fatores importantes nesse momento do jogo, uma leitura bem feita, juntamente com uma tomada de decisão rápida na transição podem acarretar em um gol importante dentro da partida.
Geralmente é acionado o “ contra-ataque”, posição rápida, seja ela com os pés ou mãos, para que a sua equipe possa surpreender a falta de organização defensiva da equipe adversária, ou criar uma superioridade numérica para contra atacar a equipe adversária e finalizar com mais facilidade.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso