Qual é o melhor caminho para ser treinador no Brasil?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O futebol brasileiro está muito atrasado taticamente. Essa afirmação vem se tornando cada vez mais frequente em qualquer conversa ou discussão quando se fala da evidente grande crise que nosso futebol vem enfrentando nos últimos tempos.

Muito desse atraso apresentado no nosso jogo está sempre relacionado ao treinador de futebol e à necessidade de renovação e atualização dos profissionais para que nossa forma de jogar se modernize.

Treinador de futebol no Brasil: a renovação é fundamental

Essa renovação dos nossos técnicos é saudável e que muitas vezes se mostra necessária. No entanto, quando esta é defendida, pouco se discute uma questão muito importante: como se formam os treinadores no Brasil?

Apesar de existirem bons cursos de treinadores de futebol a serem feitos por quem tem interesse (a própria Universidade do Futebol disponibiliza vários deles) e uma regulação para se tornar treinador profissional, ainda não há um “caminho único”.

Atualmente, para se tornar treinador de futebol profissional no Brasil, é necessário se formar em Educação Física – exceto para quem já foi jogador profissional – e realizar o curso ofertado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nele, existem quatro módulos de formação: licenças A, B, C e Pro.

Como ser um treinador de futebol: a importância da formação

Então se realmente temos a intenção de evoluir e voltar a ser o melhor futebol do mundo, com toda a certeza um dos passos mais fundamentais é o exercício de programas robustos de capacitação para quem quiser ser treinador de futebol no país, com módulos bem desenvolvidos e gerando um padrão obrigatório de formação.

É importante ressaltar, porém, que isso não significa que a faculdade de educação física deveria ser obrigatória para o cargo, pois o futebol exige que quem trabalhe com ele tenha uma formação específica para isso, de acordo com suas particularidades, algo que a formação em educação física talvez não abrange totalmente.

Como ouvimos frequentemente, apesar de existirem algumas exigências, a formação do treinador de futebol no Brasil ainda é algo novo. 

Existem inúmeros países que realizam a formação dos treinadores de maneira ainda mais profissional e servem de exemplo para nos inspirarmos para que, por meio de debates e ações, possamos desenvolver urgentemente nosso próprio padrão de formação de técnicos e, assim, avançarmos rumo à recuperação do nosso futebol.

Enquanto essa necessidade não vira realidade, fica a pergunta: qual é o melhor caminho para ser treinador de futebol no Brasil? Capacitação!

Você sabia que a Universidade do Futebol oferece o Programa de Capacitação para Treinador de Futebol?

No curso, os alunos são apresentados a todos os aspectos do jogo, sendo ideal para as pessoas que desejam se tornar treinadores de futebol ou que já atuam na área e visam aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais informações.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

+ posts

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso