Olá, amigos.
Hoje abro espaço para divulgar um importante periódico em consolidação, especializado em tecnologia no esporte. Lançado no ano passado, de atuação global, com centros editoriais e comercias nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Sports Technology Journal traz em sua proposta o estreitamento de relações entre os profissionais do esporte com o objeto tecnológico, por meio da aproximação da pesquisa cientifica com as inovações da indústria esportiva.
A seguir, os tópicos que o periódico sugere:
· Design esportivo e inovações estratégicas
· Desenvolvimento de produtos esportivos
· Tecnologia esportiva e o homem
· Tecnologia esportiva e sustentabilidade
· Ciências do esporte e engenharia
· Modelos esportivos e simulação
· Medidas e mensurações no esporte
· Análise de desempenho esportivo
· Lesões esportivas e estratégias de prevenção
· Aerodinâmica esportiva
· Biomecânica esportiva
· Biometria esportiva
· Bioinformática esportiva
· Material e processos esportivos
· Equipamentos esportivos, padrões e normas de segurança
· Arquitetura de estádios
· Tecnologia para esportes adaptado
· Sistemas de gerenciamento esportivo
· Legislação esportiva relacionada à tecnologia
· Pesquisas em tecnologia esportiva aplicadas na educação
· Cases da indústria esportiva
Muitos tópicos ainda podem derivar desses sugeridos, mas o importante é ressaltar o surgimento de um espaço
destinado à divulgação e discussão, em padrões científicos, das tendências e inovações neste segmento.
Até o presente momento, foram divulgados 40 artigos, e para nós, que defendemos a inserção e ambientação do futebol no universo tecnológico, apenas dois tiveram relação com nossa adorada modalidade. Ambos sobre absorção do impacto da grama, vinculado à política de segurança da Fifa.
Pouco, é verdade! Mas está aberto o espaço. A exemplo de outras tantas modalidades que lá aparecem sendo discutidas e testadas do ponto de vista das inovações tecnológicas, como o snowboard, o beisebol, o golfe, o alpinismo, entre tantas outras, servem de estímulos para que possamos, cada vez mais, procurar por possibilidades aplicadas ao futebol.
O surgimento desse veiculo corrobora com aquilo que estamos discutindo recentemente sobre a necessidade de desenvolver as habilidades e competências do profissional do esporte frente aos novos recursos tecnológicos.
Com certeza uma gama de assuntos presentes em alguns desses artigos não serão fáceis de compreender e, em muitos casos, nem será necessário o profissional aprender o processo de desenvolvimento e quais materiais, equações e processos foram utilizados em determinada tecnologia. Mas, sem dúvida, estar atento às mudanças, às inovações, e, sobretudo, aos quesitos resultados e impactos que possam ter no desempenho da equipe ou dos jogadores é primordial para que se mantenha a atualização tecnológica.
No próximo texto da série sobre Teoria da Tecnologia Esportiva, exploraremos um pouco das capacidades e habilidades do profissional para que consiga realizar essa atualização tecnológica.
Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br