Categorias
Sem categoria

O valor de um ambiente positivo

Neste momento pré-copa do mundo da FIFA é comum escutarmos sobre como é importante termos uma atmosfera positiva nas concentrações das seleções que irão disputar o mundial aqui no Brasil. Todos comentam que isso ajuda a manter o bom astral e que isso contribui para a união das equipes.

Mas será que sabemos realmente o que está por trás do famoso ambiente positivo e de que forma ele pode contribuir para a melhor performance das equipes de futebol?

O psicólogo Martin Seligman comenta que “Um estado de espírito positivo induz as pessoas a um modo de pensar completamente diferente de um estado de espírito negativo”. No caso do futebol, este estado de espírito positivo pode levar os atletas a um modo de pensar mais criativo, tolerante, construtivo, generoso e desarmado. Com isso, este modo de pensar contribui na detecção não do que está errado num ambiente, mas do que está certo; podendo contribuir no aperfeiçoamento das virtudes da confiança.

E quanto à relação do estado positivo com a capacidade física do atleta, existe alguma relação?

A resposta é sim! Ainda conforme estudo realizado por Seligman, as emoções positivas de alta energia, como a alegria, por exemplo, tornam as pessoas mais divertidas e este saudável ambiente de brincadeira leve está ligado à geração de recursos físicos. Existem evidências que a emoção positiva funciona como prevenção de saúde e longevidade, o que demonstra sua capacidade de promover reservas físicas para as pessoas, sendo que no caso dos atletas isso acontece da mesma forma.

Apesar de não existirem fatos comprovados sobre se a maior satisfação na sua atividade profissional torna uma pessoa mais feliz ou se a disposição de ser feliz gera algum tipo de satisfação na profissão, não é surpresa para nós que as pessoas mais felizes demonstrem de maneira mais nítida maior satisfação na sua atividade profissional. Além disso, podemos considerar o importante fato de que as pessoas num estado de espírito mais positivo definem metas mais ousadas e possuem um desempenho melhor.

Com isso, agora podemos compreender um pouco melhor o que existe por trás da busca pelo ambiente positivo nas equipes de futebol, afinal de contas descobrimos que ele contribui para a saúde física do atleta, bem como para o seu melhor desempenho em sua atividade profissional.

Cabe a nós, profissionais do esporte, buscar aprofundar mais nessa questão e refletir de que forma é possível se contribuir neste processo de gerar emoções positivas de uma maneira efetiva, inclusive buscando utilizar formas comprovadas para apuração da pontuação de uma escala geral de felicidade de uma equipe e com isso gerar novas reflexões e planos sustentáveis de metas que contribuam para o aumento geral da felicidade. Afinal de contas, já entendemos que o tal ambiente positivo ajuda certo?

Até a próxima!