Categorias
Sem categoria

O otimista tem aptidão para o sucesso

Saudações a todos!

Todos que me conhecem, mesmo que seja de forma mais superficial, sabem que sou uma pessoa muito otimista. Essa com certeza é minha marca registrada.

Pautei minha vida acreditando que as minhas iniciativas terão sucesso e darão certo, que nada é impossível de ser feito ou conquistado, que o copo ao meio está mais cheio do que vazio. Acredito sempre existe uma solução ou alternativa para um problema por mais extremo que possa parecer. E posso afirmar, tem dado certo pensar assim!

Acredito que as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, precisam primeiro ser construídas no campo do pensamento, portanto a realização delas é apenas um reflexo na vida real.

Para os pessimistas de plantão, vai um recado: Sei que notícias ruins atraem a atenção, vendem jornais e revistas, dão audiência para televisão, sites de notícias e redes sociais, mas isso está ligado a curiosidade mórbida das pessoas e o pior, estas situações negativas contaminam os pensamentos e interferem na capacidade de realização das pessoas.

Se tem um acidente na estrada todos querem olhar para a desgraça alheia, ver se tem mortos, feridos ou sangue no chão, fruto de pura curiosidade, para virar assunto em casa ou no trabalho. Tenho certeza que ninguém gostaria de estar lá no lugar do morto, do ferido ou da família dele, concordam?

Como ninguém gosta de estar ao lado de pessoas que acham que tudo dará errado, o jeito é afastar essas pessoas pessimistas do nosso círculo de convivência.

Em contrapartida, o otimismo contagia. É extremamente agradável ficar perto de alguém que irradie felicidade, bom humor, que fale coisas boas e tenha uma energia positiva, por isso é comum ver pessoas otimistas cercadas de gente. Enfim, todo mundo quer estar ao lado de alguém “pra cima” e é comum também que a maioria das pessoas de grande sucesso tenham mentes otimistas.

Fiz um rápido estudo sobre o tema e alguns fatos comprovam que o otimismo é fator que leva ao sucesso, vejam alguns deles:

1) Atletas de alta performance, das mais diferentes áreas como jogos, corridas de F1, de rua ou de pista, ouvem músicas para estimular sua energia que têm em suas letras frases otimistas e que motivam. Quem já teve a oportunidade de estar em um vestiário de um grande clube antes de um jogo importante sabe como acontece esse ritual (você pode ver vídeos que os clubes disponibilizam na rede). Bons exemplos desta realidade são atletas Lewis Hamilton, Usain Bolt e Djokovic – todos tomam um banho de otimismo antes das competições.

2) No mundo empresarial não é diferente. Os grandes executivos antes de reuniões importantes e decisivas, bem como os grandes palestrantes, antes de irem aos palcos, mentalizam momentos de puro otimismo, imaginam o objetivo alcançado. Por exemplo, o executiva mentaliza uma fábrica pronta e operando a todo vapor, gerando resultados, o grande palestrante visualiza uma plateia satisfeita, aplaudindo de pé a excelente palestra. Com isso já entram com o espírito vencedor em suas missões e o caminho para o êxito é mais seguro.

3) Ao procurar emprego o otimista também sai na frente, nas dinâmicas de grupo, comuns em grandes processos seletivos, os candidatos que encontram as soluções para os problemas, que buscam alternativas para assuntos impossíveis, que sorriem mais, que enxergam o copo cheio, majoritariamente figuram entre os finalistas.

Com base nestes fatos fica mais claro entender porque alguns times têm mais sucesso que os outros, porque um executivo consegue alcançar resultados excepcionais, porque um palestrante move multidões para ouvi-lo, ou como alguns candidatos tem mais opções de empregos que outros, em comum estas pessoas tem o otimismo e o pensamento positivo.

É óbvio que não basta ser otimista para alcançar o sucesso. Para alcançar o sucesso são necessários diversos atributos, entre eles persistência, trabalho duro, aptidão e talento, dedicação séria, estudo que leve ao aprimoramento, perseverança, etc. No entanto, se você tiver essas qualidades e muitas outras, mas sem otimismo, acredite, você provavelmente faz parte do grupo dos que tem enormes dificuldades para alcançar o sucesso que acredita merecer.

Reflitam sobre isso, e que o otimismo esteja sempre presente em sua vida.
Agora, intervalo, vamos aos vestiários e nos vemos em breve.

Abraços a todos!

Categorias
Sem categoria

Pensando melhor e prevenindo lesões

Muitos já devem ter conhecido o estudo feito pelo Dr. Masaru Emoto, no qual ele sugere que nossos pensamentos e palavras podem influenciar nosso corpo físico e o ambiente ao nosso redor. Pois bem, este pesquisador e cientista japonês, buscou provar o poder da mente humana e seus experimentos aparentemente não deixam dúvidas.

Um dos experimentos que compartilho aqui nesta coluna chama-se a mensagem da água, no qual ele submeteu moléculas de água a diferentes sentimentos humanos, pensamentos e até músicas. Com o uso de equipamentos especiais ele conseguiu fotografar posteriormente os cristais de águas e o que cada um destes sentimentos, pensamentos e até músicas podem causar na composição molecular da água. Cada fotografia apresentou formas diferentes, desde aspectos cristalinos até os mais turvos. Agora, se pensarmos que nosso corpo é feito de pelo menos 60% de água, já seria possível refletir sobre como nossos pensamentos podem influenciar nossa fisiologia.

Ainda, podemos ampliar esta reflexão sobre como os nossos pensamentos podem influenciar nossa saúde física. Neste ponto é útil conhecermos brevemente alguns dos conceitos abordados na Cura Prânica, uma antiga ciência e arte de cura desenvolvida pelo Mestre Choa Kok Sui que utiliza o prana ou energia vital, para contribuir na cura do corpo físico. Mas para nossa reflexão o interessante e importante é compreendermos que na cura prânica se pressupõe que algumas doenças aparecem primeiras no corpo de energia que possuímos para depois se manifestarem no nosso corpo físico. Ainda mais, ela contribui mostrando que a mente pode intencionalmente ou não, influenciar o padrão do corpo de energia e consequentemente o corpo físico. Ou seja, o que pensamos pode influenciar nosso corpo, sejam estes pensamentos positivos ou negativos.

Então, com isso podemos imaginar o quanto pensar e agir de forma positiva ou negativa pode influenciar os atletas de futebol em cenários de lesões ou até antes mesmo de que as lesões ocorram no corpo físico. Os atletas de alto desempenho no futebol passam por temporadas com intensidade elevada da prática esportiva, numa sequência elevada de jogos e com tempos de intervalo reduzido entre as partidas, um cenário propício ao surgimento das lesões nos atletas.

E pensem comigo, na ocasião em que as lesões ocorrem quais são os pensamentos que mais pairam nas cabeças dos atletas? Os negativos, é claro! Pois os atletas pensam nas dificuldades para conseguirem retornar à prática esportiva, pensam que irão perder o lugar na equipe titular ou até que talvez não venham mais a ter o desempenho já obtido.

Concluo que apesar de aparentar ser uma tarefa difícil, justamente nestes momentos de lesão, se faz necessário que os atletas pensem positivamente, pois como vimos nesta coluna isto pode contribuir com a aceleração da recuperação de uma lesão e, além disso, pode também contribuir com a prevenção das lesões, uma vez que o próprio atleta pode influenciar seu corpo de maneira adequada através dos pensamentos para conseguir gerir melhor essa equação em busca do equilíbrio mente e corpo na busca pelo alto desempenho esportivo.

E você, o que acha? Até a próxima.