Nesta edição do Campeonato Brasileiro, podemos observar como algumas equipes estão conseguindo manter um desempenho em campo de altíssimo nível, em termos de rendimento. São equipes que estão mantendo rendimentos constantes e brigando de maneira permanente pelas primeiras posições na tabela de classificação.
Existem diversos fatores que podem contribuir para esse padrão de rendimento destas equipes, tais como elenco de qualidade, comissão técnica confiante e com ótimo trabalho à beira do campo, boas condições de trabalho externo e por aí segue.
Mas tem um ponto que acredito ser muito importante para que essas equipes possam conseguir atingir tal nível de desempenho, a capacidade emocional que favorece ao alto rendimento, mais conhecida como competência emocional.
Em seu livro, Competência Emocional, Suzy Fleury cita conceitos importantes sobre este tema. Ela comenta que a competência emocional é a capacidade que o ser humano tem em regular os próprios estados emocionais, abrangendo pontos como a capacidade de controlar seus impulsos mais comuns como ansiedade, raiva e medo.
Considerando que o desempenho individual e em grupo no futebol, tem uma relação direta com a competência emocional, podemos compreender que quando um atleta consegue atingir seu estado de excelência emocional, ele entra em campo disposto a enfrentar de maneira adequada os desafios mais extremos em sua atividade profissional.
Cabe lembrar que um atleta competente emocionalmente, demonstra elevada confiança e esta é um ingrediente especial para guiar a busca pela excelência. A confiança aumenta ou diminui dependendo da qualidade de seu preparo, da sua concentração e do quanto o atleta acredita na sua capacidade. Na prática, sua confiança se manterá elevada quando seu foco estiver centrado em confiar ou acreditar:
- Em seu próprio potencial;
- Em sua capacidade de superar obstáculos e alcançar seus objetivos;
- Em seu treinamento ou preparo mental;
- Em sua concentração;
- Em suas escolhas;
- No significado de sua missão;
- Naqueles com quem você trabalha.
Então, amigo leitor, seriam essas equipes que lideram o Campeonato Brasileiro, dotadas de uma maior competência emocional e maior confiança, sendo por isso a apresentada elevada capacidade de se manterem na ponta por tanto tempo? Fica a reflexão!
Até a próxima!