Categorias
Sem categoria

Cafu é o único brasileiro que entrou em campo nas três últimas Copas

Algumas curiosidades cercam determinados jogadores que disputarão a Copa do Mundo da Alemanha. Uma delas recai justamente sobre Cafu. O lateral do time de Parreira é o único jogador do atual elenco que entrou em campo das três últimas edições do Mundial (2002, 1998 e 1994).

O atacante Ronaldo, outro brasileiro, também fez parte do elenco convocado para essas edições, mas não jogou nenhuma partida em 94, na Copa realizada nos Estados Unidos.

Os outros dois jogadores que se encontram em situação idêntica à de Cafu defendem a Arábia Saudita: o goleiro Mohammed Al Deayea e o atacante Sami Al Jaber ? ambos atuam no Al Hilal e também foram comandados pelo técnico Marcos Paquetá, que é o atual técnico da seleção árabe.

Se forem considerados os jogadores que foram chamados por seus países, ainda que não tenham necessariamente jogado em alguma das Copas, a lista aumenta para sete nomes: Cláudio Reyna (Estados Unidos), Oliver Kahn (Alemanha), Mohammed Al Deayea e Sami Al Jaber (ambos da Arábia Saudita), Cafu e Ronaldo (Brasil) e Kasey Keller, goleiro dos EUA e que é o único a ter participado do Mundial de 1990, mas não integrou a seleção do seu país justamente no ano em que a Copa aconteceu nas terras de Tio Sam em 1994.

Entre os jogadores que estarão presentes na Copa da Alemanha, o goleiro saudita Al Deayea aparece, desta vez, como o atleta que mais jogos realizou por sua seleção, com 181 participações. Logo atrás vem o mexicano Cláudio Suarez, com 176 jogos.

No quesito partidas disputadas numa Copa do Mundo, Cafu é o líder isolado: 16 atuações com a camisa brasileira. Em seguida estão seus próprios companheiros: Ronaldo (14) e Roberto Carlos (13). Os goleiros Barthez (França) e Al Deayea (Arábia Saudita) defenderam as seleções dos seus países em 10 jogos do Mundial.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br