Sem categoria

Crise mal resolvida

O espaço deveria ter sido usado hoje para falar das incontestáveis conquistas estaduais pelo país afora. Incontestáveis tanto quanto os 8 a 1 do Inter sobre o Juventude, expurgando a eterna “pedra no sapato” do time colorado, naquela que deve ter sido a maior vantagem em decisões desde que o futebol é jogado (pelo menos não consigo puxar na memória outro placar tão dilatado assim). Ou falar da festa do bi do Flamengo, do gosto inédito de campeão do Itumbiara, ou ainda do fim do jejum de 11 anos palmeirense, com a sua nova versão da Parmalat.

Mas neste espaço o combinado é tentar trazer o tema da comunicação no futebol. E, nesse assunto, a notícia da semana foi ele, Ronaldo. Não pelos gols em profusão, não por mais um processo de recuperação de lesão, não por mais uma bela namorada que apresenta.

Ronaldo causou o maior estrago em sua imagem na segunda-feira passada, quando teve de ir para a delegacia após se envolver numa “festinha” com três travestis da Avenida Sernambetiba, no Rio de Janeiro. O Fenômeno acusa um travesti de extorsão. Do outro lado, o travesti acusa Ronaldo de calote, além de dizer que o jogador havia pedido para que um deles fosse comprar cocaína.

Agora, é velha história da palavra de um contra o outro. Na Justiça. A balança deve pender para o pentacampeão do mundo. Para o público e, especialmente, seus patrocinadores, o que pesou foi o silêncio de Ronaldo.

Desde segunda, o jogador não foi a público se pronunciar sobre o caso. Uma lacônica nota divulgada por sua assessoria de imprensa na terça-feira, um dia após o caso ser revelado, não falava diretamente sobre o caso e, o que é pior, não trazia nenhuma declaração de Ronaldo sobre o tema.

Na quinta-feira, feriadão do dia 1º, nova nota da assessoria de imprensa, com uma frase de Fabiano Farah, empresário de Ronaldo. Nela, o agente dizia que Ronaldo não perderia seus patrocinadores por conta da confusão, afirmando que o atleta não havia feito nada de ilegal em toda a história.

A nota, porém, chegou tarde. Na quarta-feira o jornal O Dia, do Rio, já trazia notícia dizendo que a Nike poderia romper o acordo avaliado em quase US$ 100 milhões anuais por atitude incompatível com a reputação da marca. A resposta de Ronaldo e seu staff, mais uma vez, veio com um dia de atraso.

No sábado, o colunista Ancelmo Góis, de O Globo, publicou nota dizendo que a TIM já havia desistido de patrocinar o atleta, para quem paga US$ 8 milhões ao ano.

E Ronaldo só foi dar as caras no domingo, em entrevista exclusiva ao Fantástico. Lá, confirmou que esteve com os travestis, disse que não é disso, mas que tinha tido uma crise no relacionamento e que vai ter de “reconstruir a casa devastada pelo furacão”.

Em vez de dar a cara para bater numa coletiva de imprensa, em que as mais diferentes perguntas poderiam ser feitas a ele, Ronaldo escolheu o conforto de uma entrevista exclusiva previamente combinada, em que pudesse ajustar a casa sem desajustar a compostura com perguntas indesejadas.

Ronaldo diz que não gosta de abrir sua vida particular para as pessoas. O que ele tem de entender é que sua imagem é pública, e que é praticamente obrigatório que ele tenha a vida aberta à população, que não quer saber apenas dos sorrisos na hora dos gols.

O gerenciamento da crise envolvendo o Fenômeno foi péssimo. Nunca houve pró-atividade de Ronaldo e seu staff na prestação do serviço aos fãs do jogador. As respostas sempre foram reativas, após mais alguma bomba estourar. Só depois de uma semana que Ronaldo deu a cara a tapa, e ainda assim numa insossa entrevista exclusiva, em que geralmente o jornalista não ataca o seu entrevistado.

Não é apenas por seu talento que Ronaldo conquistou tudo o que tem na vida hoje. O carinho da torcida por ele é parte de seu sucesso. Rivaldo, outro craque de bola, mas sem empatia com o torcedor, que o diga da diferença comercial que é ser um ídolo da torcida ou “apenas” um craque de bola. Ronaldo deve entender que, por mais que queira, sua vida é interesse da vida das pessoas.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br