Categorias
Sem categoria

A importância de escutar

Ano de Copa do Mundo de Futebol no Brasil, com campeonato Brasileiro das séries A e B e Copa do Brasil em andamento, muitos desafios tanto para os treinadores das seleções quanto para os treinadores dos clubes do Brasil.

Muitos esperam brilhar na competição mundial e outros anseiam por bons resultados nos campeonatos nacionais, porém todos estão conseguindo escutar de maneira eficaz seus atletas?

Todo treinador pode desenvolver sua capacidade de escutar ativamente seus atletas e com isso colher ótimos benefícios para o seu trabalho. Mas não pensemos que escutar de maneira adequada e estruturada é tarefa fácil, afinal de contas o ser humano gosta muito mais de falar do que escutar. Ainda mais em tempos de tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas.

Escutar ativamente o atleta pode contribuir para solucionar pequenos problemas que ao serem deixados de lado, podem causar enormes impactos no rendimento do atleta e também das equipes.

No livro Ferramentas de Coaching encontramos uma boa referência sobre a escuta estruturada, na qual podemos compreender que a escuta estruturada parte do pressuposto que todo treinador passa a ser um bom ouvinte quando ele consegue:

Encorajar ou outro a falar – Ao se transmitir sinais verbais e não verbais ao atleta, o treinador demonstra que está envolvido na conversa e com o que o atleta deseja falar. Os sinais como pequenos acenos de cabeça, sorriso leve e a sua postura corporal são capazes de demonstrar seu interesse. Tudo aquilo que seja genuíno como sinal de encorajamento pode ser aplicado pelo treinador, para que sua escuta seja favorecida.

Clarificar aquilo que se houve – O treinador enquanto bom ouvinte pode mostrar com frequência que está compreendendo o que o atleta está falando. Ao solicitar regularmente que o atleta esclareça alguns pontos da conversa, o treinador está demonstrando que está realmente escutando interessadamente o que está sendo dito.

Sintetizar – O treinador pode desenvolver a percepção de saber encontrar os momentos certos na conversa para solicitar ao atleta que resuma ou sintetize o que ele disse, evitando com isso que o atleta se perca em detalhes menos importantes para o contexto da conversa e perca o foco.

Refletir sobre o que foi falado – Este é o momento no qual o treinador e o atleta podem compartilhar o que cada um percebeu de mais importante na conversa, é um momento muito importante para o treinador, pois aqui ele demonstra que escutou efetivamente seu atleta.

Cabe a cada treinador procurar desenvolver sua capacidade de ouvir seus atletas, pois esta competência é muito importante para o seu trabalho diário e pode fazer uma enorme diferença nos relacionamentos e na gestão do ambiente de sua equipe.

Até a próxima!