Categorias
Sem categoria

Gerindo a energia dos atletas

Você sabia que é possível gerir a energia do atleta de futebol? Aliás, é possível para qualquer pessoa. Isso mesmo, podemos gerir nossa própria energia e com isso melhorar nosso desempenho profissional e pessoal.

Mas para isso precisamos antes compreender uma questão chamada de envolvimento total, a qual se trata de todo poder que se pode ter para desenvolver o melhor de seu desempenho esportivo ou em qualquer outra atividade profissional. Isto se refere a adotarmos um novo paradigma de engajamento e envolvimento, conforme nos instrumenta Jim Loher e Tony Schwartz, autores do livro Envolvimento total gerenciando energia e não o tempo.

Percebemos que temos um envolvimento total em nossa vida quando se é capaz de mergulhar na missão na qual se está investindo, o que implica numa mudança decisiva na forma de se viver a vida. Este envolvimento exige o equilíbrio de quatro dimensões da energia:

• Energia física
• Energia emocional
• Energia mental
• Energia espiritual.

Todas as quatro dinâmicas são críticas, nenhuma delas basta por si mesma e cada uma têm o poder de influenciar as outras.

Mas quero compartilhar aqui de maneira geral, conforme os autores acima citados, a dinâmica da energia, que na prática gera vários impactos em todo ser humano, conforme a seguinte matriz composta pelos quadrantes de Energia Alta e Negativa, Energia Baixa e Negativa, Energia Alta e Positiva e Energia Baixa e Positiva.

Para se movimentar de um quadrante de baixa energia negativa para chegar e se manter no quadrante da alta energia positiva, o atleta necessita passar por um processo de mudança duradoura e este consiste em três etapas sugeridas que podemos identificar como Propósito – Verdade – Ação.

Na prática, para se efetuar esta mudança deve-se então:

• Definir claramente um propósito;
• Encarar a realidade, reconhecendo exatamente seu estado atual;
• Entrar em ação.

Podemos supor que o atleta para atingir o alto desempenho necessita estar com energia alta e positiva, mas no fundo podemos arriscar que para que este seja inspirado a chegar neste quadrante ele precisará ter um enorme prazer no que está fazendo, ou seja, todo esforço e energia envolvidos devem fazer sentido para ele. Podemos pensar que para atletas que ainda buscam realizar conquistas em sua carreira talvez seja mais fácil encontrar um propósito que o inspire a chegar lá, mas e para aqueles que já realizaram grandes conquistas no futebol, como inspirá-los após concretizarem várias conquistas em alto nível?

A resposta para estes casos pode estar em leva-los a um nível tão alto de desempenho no qual ele perceba que toda sua energia investida está gerando grande satisfação profissional e pessoal, pois tem total relação com suas maiores expectativas e sonhos, ainda, que estejam relacionadas a conquistas acima de qualquer media estabelecida pelos padrões atuais de resultados e que deixarão legados valiosos para sua carreira e para o clube em que estejam atuando profissionalmente.

Com isso fica valiosa dica sobre a gestão de energia, que pode ser muito importante para todo e qualquer atleta de futebol, dos mais jovens até os mais vitoriosos. Que tal pensar nisso para a próxima temporada que se aproxima?

Até a próxima.