Sem categoria

Preocupação pós-Copa

Muito já se foi discutido sobre os possíveis elefantes brancos, mas acredito que não sejam somente os estádios novos a serem esquecidos após o evento.

Pelo contrário, acredito que estes terão mais visibilidade, mais interesse de empresas. Já alguns estádios, como o Pacaembu, podem sofrer com a falta de jogos, já que os grandes times já terão as suas casas.

Especificamente sobre o Pacaembu, penso o que será dele após a Copa. O Corinthians terá sua casa em Itaquera, assim como Palmeiras, Portuguesa e São Paulo já têm. Santos, Bragantino jogam em suas cidades. Em termos de partidas de Série A, o que podemos considerar? Nada.

Shows costumam ser a alternativa mais comum para estádios que precisam de receita para se sustentar. Mas, o Pacaembu está inserido em um bairro exclusivamente residencial, o que complicaria muito contar com esta fonte de receita. Muitos eventos já tiveram reclamações dos moradores, pelo excesso de barulho em certos horários e isso inclui grandes eventos como até a vinda do Papa que hoje são puro espetáculo musical com orações entremeadas.

Mas temos o Museu do Futebol! Pena que ele é independente do estádio. Ele pertence à Fundação Roberto Marinho, tem seus gastos independentes, inclusive geradores, energia, etc. É, então, uma opção a menos para se aproveitar no estádio. Contudo, qual é a solução?

Talvez a reforma do estádio, com a colocação de uma cobertura (como já foi estudado para um possível Pacaembu na Copa 2014), abra algumas possibilidades, já que ajudaria na proteção sonora para a vizinhança.

Talvez até mudanças paisagísticas pudessem suavizar o entorno dos ruídos de eventos. Embora a região já seja arborizada, novas vegetações e estudos podem trazer certa melhora no conforto.

Série B? É possível, assim como uso público do estádio, eventos de futebol com ações solidárias com maior frequência. Ainda é possível tentar trazer eventos como os jogos de Zinedine Zidane, com vários atletas jogando por diversão com verba revertida a um instituto de caridade.

Acima, proposta de cobertura para o Pacaembu para a Copa antes da escolha de Itaquera

Assim como qualquer outro estádio, é preciso desenvolver um estudo do que é necessário para a região, para o futebol brasileiro. O que falta? Centro de treinamento, treinamento de base? Escola de futebol? Como um campo, com tanta história, pode ser usado e por quem? Pelo governo?

Pode ser repassado a algum clube para descobrir novos talentos?
Precisamos do uso frequente, o que pode complementar? Uso acadêmico? Temos uma faculdade conhecida e de alto padrão nas suas proximidades com muitas exposições sendo realizadas sempre.

Podemos estender essas exposições? Trabalhar em parceria? Permitir que a universidade utilizasse o estádio para treinos dos alunos?

É complexo, é demorado, mas tem de ser feito.

Para interagir com o autor: lilian@universidadedofutebol.com.br