Mantendo-se positivo após das derrotas

É normal muitos atletas se abaterem após uma sequencia de derrotas, isso acontece com qualquer pessoa que passa por insucessos em sequência. O ânimo desaparece, a autoestima vai por água abaixo e consequentemente o desempenho tende a piorar.

Então como retomar o caminho da paz e tranquilidade num universo profissional aonde externamente ao ambiente aonde se trabalha no cotidiano a pressão é enorme? Aonde não existe tempo para se trabalhar de maneira planejada com ações de curto, médio e longo prazo?

Complicado não é mesmo? Mas estamos falando do que acontece frequentemente no futebol brasileiro e com todos os atletas profissionais que atuam nesse mercado.

Uma questão muito interessante é a capacidade que as pessoas podem ter em se manterem positivas, mesmo quando as situações são adversas. De certa forma podemos compreender que viver com uma perspectiva positiva corresponde a termos em nós mesmos o nosso melhor amigo. Isso ocorre quando escolhemos apoiar a incentivar a nós mesmos e aos outros a fazermos coisas boas e lembrar em grandes quantidades sobre as que fizemos ao longo da jornada. Mas podemos nos perguntar: é possível escolhermos ter uma perspectiva positiva em nossas vidas? Se a resposta for positiva, como isso seria possível de se realizar?

Sim podemos fazer isso, mudar nossa perspectiva sobre tudo que nos acontece e Terry Orlick nos deu uma grande contribuição sobre como fazer, conforme os itens que compartilho agora com vocês.

SEMPRE PENSAMENTOS POSITIVOS – Somente os pensamentos positivos nos ajudarão a fazer as coisas que realmente desejamos fazer. Sendo assim, pense consigo mesmo, fale consigo mesmo e concentre-se nas coisas que o ajudarão a viver e atuar usando sua verdadeira capacidade.

SEMPRE IMAGENS POSITIVAS – Somente as imagens positivas das coisas que você deseja fazer ou deseja alcançar o ajudarão a realmente conquista-las. Portanto, imagine-se sendo como deseja ser, alcançando o que quer alcançar e realizando as coisas que quer fazer em sua vida, exatamente da maneira como gostaria de fazer, concentrando-se plenamente, sendo preciso e esbanjando confiança.

SEMPRE POSSO – Não há vantagem nenhuma em encarar as situações da vida ou um desempenho pensando: Não posso ou Não consigo fazer isso. Encare todos os seus desafios sempre pensando: Eu posso ou Nós podemos.

SEMPRE OPORTUNIDADES – As oportunidades existem por toda a parte, podemos sempre aprender, crescer, encontrar algo positivo nas coisas, se conhecer melhor (e isso é extremamente importante), sermos mais equilibrados, enfim mais felizes.

SEMPRE FOCADO – Apenas quando você está plenamente focado em realizar cada etapa de sua atividade é que você pode viver e atuar em seu verdadeiro potencial humano.

SEMPRE LIÇÕES – Em tudo que você faz, cada treinamento, cada jogo e em cada experiência de vida existem lições! Procure as boas, extraia lições positivas de cada uma delas e vivas estas lições. Ao fazer isso seu crescimento será contínuo e se tornará excelente.

SEMPRE PASSO A PASSO – Você pode realizar muito se der pequenos passos a cada dia. O próximo passo ou a próxima ação à sua frente é o mais importante, dando esse passo avance para o próximo, e para o próximo. Este é o único caminho para que você chegue ao seu destino desejado.

Assim, amigo leitor, penso que uma forma pela qual os atletas podem encarar os períodos de crises e derrotas seria por exemplo seguir as dicas acima, elas levam ao foco, concentração e atitudes necessárias para que o famosa frase ditas por todos após insucessos “agora é trabalhar para sairmos dessa situação” torne-se efetiva e eficaz, trazendo na prática novos resultados no desempenho dentro de campo.

Até a próxima!