Categorias
Sem categoria

O futebol mudou

Por: Marcel Capretz

Período de Copa do Mundo é sempre curioso: chega um público diferente nas mídias online e offline, nas conversas pelas ruas, nos palpites e etc. É um perfil distinto de quem acompanha o noticiário mais tradicional, do dia a dia, dos clubes… E conversando aqui e alí nesses primeiros jogos de Copa ouvi algo que me chamou a atenção: “não temos mais jogadores como antigamente”.

Nisso concordo, até porque o jogo mudou. Mas fui cavando um pouco mais na reclamação e vieram duas posições específicas: “não temos mais laterais e nem um camisa dez como antigamente!”.

O jogo de futebol é algo vivo. Mutável.

A forma de jogar hoje não é a mesma de ontem e muito menos de amanhã. Com a globalização, com dois, três cliques, consigo ver como treina e como joga qualquer time do mundo. Isso trouxe ainda mais agilidade nas mudanças. 

Assim, aquele camisa dez clássico que tínhamos antigamente no futebol brasileiro já foi desaparecendo do cenário mundial há pelo menos duas décadas. Com bons gramados e a bola rolando mais rápido, o nível físico cada vez mais apurado, com o jogo sendo disputado em alta rotação e espaço curto, é impossível um jogador parar a bola, pentear, erguer a cabeça, procurar um companheiro bem colocado para fazer um lançamento.

Antes a bola vinha quicando com os gramados ruins e esburacados. Hoje a bola chega limpa; ao dominar, o meia já tem dois ou três marcadores no encalço. Quem “arma” o time, quem inicia a construção do jogo é o zagueiro. Às vezes, até o goleiro.

 E a função dos laterais também mudou muito. Hoje eles baixam na primeira linha para fazer essa armação com os defensores. Ou se projetam em uma segunda linha de meio-de-campo para acionar os atacantes. Ainda existem os laterais ofensivos, que dão amplitude, e fazem bons cruzamentos.

Mas a figura do ponta, do extremo, acabou roubando esse protagonismo que era exclusivo do “camisa 2” e do “camisa 6”. Ficou mais interessante e mais desafiador acompanhar futebol. Uma distraída e você já não sabe mais do que está acontecendo.

E nem precisa esperar um ciclo de Copa. Em questão de meses, já tem alguém fazendo algo diferente em alguma Liga pelo mundo.