A volta da fórmula do mata-mata: uma forma de premiar a incompetência

Para aqueles que gostam e acompanham o futebol, a ordem do dia é a discussão do formato de disputa dos campeonatos brasileiros.

O futebol por aqui já experimentou várias fórmulas ao longo do tempo.

Entre as diferentes opiniões há os que defendem o campeonato de pontos corridos nos moldes que vem sendo realizado deste 2003, com turno e returno, e os que defendem o chamado “mata-mata”, anterior a este período.

É bom deixar claro, antes de qualquer coisa, que ao se colocar o foco no modelo de disputa de nossos campeonatos não significa que, escolhida esta ou aquela fórmula, todos os problemas do nosso futebol estarão resolvidos.

Não há fórmula de campeonato que isoladamente vá tornar nosso futebol superavitário, organizado, bem administrado, com garantias de segurança e com boa qualidade técnica.

Enquanto não se resolver as questões estruturais que afetam a CBF, Federações, clubes e conseguirmos manter nossos melhores jogadores aqui no Brasil, dificilmente sairemos deste estado de verdadeiro sucateamento pelo qual passa o futebol do país, não obstante o retrospecto repleto de títulos mundiais conquistados pela seleção brasileira.

Mas, voltando ao formato de disputa dos campeonatos, todos os argumentos em favor do mata-mata, de que é mais motivante, causa mais emoção, dá oportunidade para os times que não estavam tão bem na primeira fase possam se recuperar e até tornarem campeões na segunda etapa, entre outras justificativas, não se sustentam simplesmente pelo fato de que esse formato geralmente provoca injustiças que poderiam muito bem ser evitadas.

Somente os campeonatos de pontos corridos valorizam o trabalho das equipes mais técnicas, preparadas e equilibradas e é capaz de destacar e premiar os clubes que possuem planejamento e organização.

Qualquer outra proposta fica parecendo casuísmo para premiar a incompetência, mesmo que garanta eventualmente mais emoção em sua fase final.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br