A luta contra a fome

Caros amigos da Universidade do Futebol,

Estamos chegando próximo das festas de final de ano, e com elas, o sentimento de solidariedade e de esperança de termos um mundo melhor.

O futebol é parte integrante da luta por esse ideal. Falamos muito aqui na função social desse esporte, que é o mais popular do mundo e movimenta uma riqueza inestimável todos os anos.

Não só o povo precisa do futebol, como também o futebol precisa do povo. E, portanto, um deve cuidar do outro. As entidades que governam o futebol têm enorme responsabilidade por exercer a função social do esporte e promover, por meio dele, dentre outras coisas, a inclusão social, a luta contra a pobreza, e a luta contra a fome.

A FAO, agência da ONU para o alimento e agricultura, divulgou recente número que atesta que mais de um bilhão de pessoas sofrem de fome e desnutrição ao redor do mundo. Muitas vezes, é difícil de visualizar uma forma de ajudarmos essas pessoas (é mais fácil entender que a responsabilidade são dos governantes, ou como dizia o compositor baiano Raul Seixas, “é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro”).

É nessa medida que as entidades do futebol podem promover ações coletivas, grandes parcerias para que um simples jogo de futebol profissional possa representar, também, um prato a mais de alimento para uma pessoa carente.

Vamos nos unir no espírito natalino e pensar em grandes projetos contra a fome para o próximo ano.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br